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CPA - Comissão Própria de Avaliação

Avaliação institucional

A Comissão Própria de Avaliação - CPA é responsável pela “condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo MEC/INEP” (Art. 11 da Lei nº 10.861/2004).

O Processo de auto-avaliação, conforme previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) permite captar as impressões da comunidade envolvida como docentes discentes, corpo técnico-administrativo e a comunidade civil. Definidos pelo Projeto de Auto-avaliação Institucional das Faculdades Integradas de Sergipe (FISE) . O processo de Avaliação Institucional busca qualificar a IES em todas suas dimensões. Para que isso seja concretizado, é fundamental que todos os atores que compõem o ambiente acadêmico estejam comprometidos e dispostos a contribuir.

A necessidade do autoconhecimento por parte daqueles que fazem a FISE está associado diretamente a necessidade de prezar pela qualidade dos cursos, desenvolvimento da Instituição e particularmente da região. Este processo de avaliação proporcionará a leitura crítica de todo processo desenvolvido e permite olharmos para dentro e sermos capazes de captar nossas potencialidades e fragilidades com o objetivo de proporcionar ações para o fortalecimento dos aspectos positivos – como a qualidade de ensino, quadro docente, estrutura física entre outros – e identificar o que é caracterizado como negativo para a Instituição como a dificuldade de implementar Pós-Graduação e Cursos de Extensão – processos que ainda não se efetivaram pela falta de procura pela comunidade externa e interna, respectivamente. Fomentar a importância desse processo de avaliação é atividade da CPA, com o seu caráter motivador e direcionador, que irá instigar a criação de uma cultura de autoavaliação e qualidade em seus segmentos. Tais segmentos contemplam: a Avaliação Institucional como um todo, Autoavaliação do Desempenho, Avaliação e Procedimentos de Rotinas Docentes e Avaliação de Ensino-Aprendizagem.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituída pela Lei 10.861, de 14 de abril e implementada pela resolução CONSEPE 021/2004, de 3 de maio de 2004. Como um dos seus desafios, a comissão deve promover um processo de avaliação em que avaliados e avaliadores estejam integrados e em constante diálogo para possíveis reajustes e melhoria no processo.

 

Membros

Nome

Apresentação

 

Coordenadora da CPA

 

Coordenador Acadêmico

 

Secretaria Executiva

 

Representante dos funcionários técnico administrativos

 

Representante dos Estudantes

 

Representante dos Docentes

 

Representante dos Coordenadores De Curso

 

Representante da sociedade civil

 

Atribuições

 

Relatórios

 

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