Caelis

Notícias de Graduação

Matrículas abertas para Curso de Suporte Básico à Vida

1. AUTORES DO PROJETO

Aristides Esperidião Tonini (Coordenador do curso de Enfermagem) Danielle Janaina de Oliveira Soares Freitas ( coordenadora de estágio de Enfermagem)

 

2. JUSTIFICATIVA

O suporte básico de vida (SBV) é o conjunto de medidas utilizadas para assegurar a vida de uma vítima em parada respiratória (ausência de movimentos respiratórios) e parada cardíaca (cessamento dos batimentos do coração), sem recurso a qualquer equipamento. O seu principal objetivo é o fornecimento de oxigénio ao cérebro e ao coração, até que possa ser aplicado tratamento médico especializado. É de extrema importância que o SBV seja de conhecimento público, uma vez que, qualquer minuto pode fazer a diferença, pois se estas medidas não forem iniciadas dentro de 3-4 minutos, ocorrerá morte da vítima ou desenvolvimento de lesões cerebrais que poderão ser irreversíveis. “Neste contexto, o curso de Bacharelado em Enfermagem promove o CURSO “SBV SUPORTE BASICO DE VIDA”, propondo ao aluno aquisição de conhecimentos necessários para um atendimento adequado em situações de parada cardiorespiratoria, o que pode significar a diferença entre a vida e a morte, entre uma recuperação hospitalar rápida ou longa ou entre uma incapacidade temporária ou permanente. Dessa forma, a realização deste evento justifica-se pela finalidade de oferecer aos discentes do curso de Enfermagem da Faculdade São Salvador conhecimentos específicos para o seu processo de formação através de atividades teóricos práticas da área.

 

3- PROGRAMAÇÃO DO CURSO

Aula expostiva sobre:

Aula prática:

 

4. OBJETIVO

Atualizar os alunos no reconhecimento de uma situação de Parada Cardiorespiratória, tornando-os capazes de acionar a cadeia de socorro e habilitando-os a iniciar as manobras de Reanimação Cardiopulmonar com proficiência.

 

5. METODOLOGIA

Para a realização deste evento será reservada uma sala e o estacionamento da faculdade para parte prática. Como recursos didáticos disponibilizados ao docente, conta-se datashow, caixa de som, piloto, e materiais de urgência necessários para realização dos procedimentos.

 

6. INSCRIÇÕES E REALIZAÇÃO DO EVENTO

Para a participação no evento será disponibilizada uma semana de inscrições sendo que a mesma deverá ocorrer de forma presencial na sala da coordenação do curso de Enfermagem. Como investimento, as inscrições consistirão no pagamento do valor de 40,00 (quarenta reais) O evento ocorrerá no dia 22 de outubro de 2015 nas dependências do campus Iguatemi da Faculdade São salvador (FSSAL). Obs. O curso de suporte básico de vida somente será realizado com o número mínimo de 20 inscritos e no máximo 30.

 

7. DESENVOLVIMENTO DO EVENTO

O evento consistirá de uma aula teórico/prática proferida pelos professores convidados, os enfermeiros especialistas Geovanio Barreto e professora Cleusa Santana, no qual ministrará um curso com cerca de 08 (quatro horas de duração), no qual será estimulado por parte dos discentes a sua participação e a sua conscientização sobre a importância da constante capacitação do profissional Enfermeiro para atuar em situações de PCR.

 

8. CARGA-HORÁRIA DO EVENTO

O evento contará com um total de 08(oito) horas totais a serem computadas, sendo que para receber o certificado de participação no evento, o aluno inscrito nesta atividade deverá ter participado integralmente do evento e ter assinado a lista de presença do mesmo.

 

veja também Veja Também